segunda-feira, 17 de agosto de 2015

16. Corpo Renascido


1970

Poema (letra): Manuel Alegre
Voz: Francisco Fanhais
Música Pedro Lobo Antunes.


Corpo renascido
canção
Toco-te e respiras
sangue do meu sangue.

Cantando é como se dissesse: estou aqui.
Cantando eu nego o que me nega
acto de amor
coração perpendicular ao tempo.

Cantando é como se dissesse: estou aqui
na multidão que está dentro de mim.
Recuso a morte cantando
recuso a solidão.

Canção casa do mundo
viagem do homem para o homem
meu pedaço de pão rosa de maio
criança a rir na madrugada.

Cavalos correm nos teus campos
crinas ao vento
são os cavalos indomáveis que te levam
aos quatro cantos do mundo.

Lá onde um homem tiver sede
levarás teus cântaros
lá onde um homem tiver fome
levará teu pão.

Lá onde a liberdade foi assassinada
os teus cavalos livres levarás
e a espada refulgente
levarás ao teu sol canção.

Folha a folha desfolhada
folha a folha renascida
assim tu és canção:
viagem do homem para o homem.

Manuel Alegre, 1969.




MANUEL ALEGRE


Sem comentários:

Enviar um comentário